PREFEITA CLÁUDIA ASSINA CONTRATO DE CONCESSÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO

A prefeita Cláudia Botelho, assinou na tarde desta quarta-feira, 26, o contrato de concessão do departamento de água e esgoto. A empresa vencedora foi o consórcio Águas de Estiva Gerbi LTDA.

Essa concessão é um marco histórico para Estiva Gerbi, pois é fruto de uma atitude administrativa de coragem, de uma gestão atuante e de um processo licitatório muito complexo e transparente. Enfim, depois de 27 anos, nosso município terá seu esgoto tratado e será autossuficiente no abastecimento de água de qualidade”, destacou com orgulho a prefeita Cláudia Botelho.

Estão previstos investimentos da ordem de R$ 30 milhões de reais na cidade ao longo do contrato para melhorias e ampliação nos sistemas de produção, distribuição e reservação de água. Em relação aos esgotos, a meta é atingir o índice de tratamento de 100%. Além disso, haverá também a substituição de tubulações antigas de ferro fundido que obstruem a passagem de água.

Já nos próximos meses a população poderá acompanhar a execução de diversas obras como a reforma da estação elevatória de água bruta, reforma e ampliação da estação de tratamento de água, substituição de tubulações de água, além da implantação do programa de redução de perdas. A população também poderá acompanhar obras de melhorias nas instalações dos poços artesianos e melhorias nos reservatórios.

O montante de investimento que o consórcio Águas de Estiva Gerbi realizará na cidade evidencia a impossibilidade financeira da prefeitura em ampliar e modernizar os sistemas de água e esgotos do município sem essa parceria, principalmente no curto prazo.

Destaque-se que a prefeitura não está vendendo o sistema de água e esgotos e sim realizando uma concessão, permitindo que uma empresa privada administre o sistema, viabilizando investimentos e oferecendo água de qualidade para toda população.

O contrato tem o prazo de 30 anos e possui cronograma de todas as obras necessárias para modernizar e ampliar o sistema de abastecimento e esgotamento sanitário. Já no primeiro ano de concessão serão investidos cerca de R$ 7 milhões de reais além da construção da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto que coletará e tratará 100% do esgoto da cidade.

Os clientes da concessionária terão, a sua disposição, várias formas de atendimento presencial e à distância, via aplicativo, site, e também terá telefone 0800 para serviços emergenciais que funcionará 24 horas por dia.
A concessionária Águas de Estiva Gerbi assume o departamento de água já nos próximos dias e novas informações serão divulgadas em breve pela própria empresa.